quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sobre as diferenças

Bico, aqui em Portugal, é uma referência ao sexo oral. Por isso que não cai bem sair por aí dizer que você quer fazer um bico.

E a diferença entre os vocábulos é só uma das inúmeras que podem ser encontradas entre o Brasil e Portugal. Ao caminhar pelo meio da rua, por exemplo, pude perceber que só em olhar para a faixa de pedestre os motoristas já estão parando os seus carros, dando espaço para que atravessássemos as ruas.

Assim tem sido a maioria dos nossos percursos:  a pé. Na verdade, só cheguei a pegar um ônibus durante esses cinco dias (a propósito, o auto carro custa 1,35Î), todas as outras vezes fomos a pé. Daqui pra Universidade do Minho dá aproximadamente meia hora. Ou seja, por baixo, uma hora de caminhada todo dia. Eu devia ter levado a sério as caminhadas na calçadinha. E alguém deveria ter me avisado para fazer um intensivo de três meses de academia pelo menos antes de vim pra cá.

Ontem o dia foi reservado para a recepção dos intercambistas. Houve palestras pela manhã, nas quais se falou um pouco sobre o que a universidade oferece, os eventos que irão ocorrer, esse tipo de coisa. São inúmeras as modalidades de esporte oferecidas por aqui. De squash (soube até que tem uma sala de squash aqui na Residência, mas falta tanta coragem...) a artes maciais. 

Também nessas palestras, soube que haverão oficinas de Fotografia Digital e de Jornalismo, oferecidas a todos os estudantes. Há inúmeras festas durante o ano inteiro, sendo as mais famosas a 'Gata na Praia' (o apelido da Uminho é a gata) e o 'Enterro da Gata'. Ontem mesmo houve uma festa, o "Cheira a Leite", de recepção aos calouros. O engraçado é que, pelo que eu soube, as músicas que tocam nessas festas são a maioria brasileiras e algumas internacionais. Pouquíssimas músicas são portuguesas.

À tarde, depois de um almoço oferecido aos intercambistas, houve uma espécie de gincana, bem divertida. Fomos divididos em grupos de 10 e a cada grupo foi entregue um mapa da universidade onde estavam marcados 20 pontos que devíamos achar e responder à questão que ali se encontrava. Uma caça ao tesouro! Os últimos pontos eram em cima de um morro, gigante! E cheio de espinhos. Daí a necessidade de ter entrado na academia. Mas em nenhum dos e-mails que eu recebi tocaram nesse assunto... O máximo que haviam dito era pra que fossemos com roupas confortáveis, oh!

Mas não se pode reclamar nenhuma vírgula do Gabinete de Relações Internacionais da Uminho. Eles realmente nos dão toda a assessoria. Fico pensando em como é a recepção dos alunos intercambistas na UFPB...

Em uma banquinha de revistas que existe dentro da Universidade, encontrei um livro de Chico Buarque por 1Î. Procurei no Submarino, encontrei por 42 reais no Brasil.

Não é de se estranhar que, aqui, os motoristas parem na faixa de pedestre...

2 comentários:

  1. Noss!

    Lembrei do meu intercambio no ano passado. Tive a mesma recepção dos Erasmusm haha, e subir aqueles morros e veredas da UMinho fez um bem danado pras minhas pernas mas um mal maior pras minhas calças haha! Ao menos meu trio ficou em 4° lugar =)

    Sobre a cultura academica, já dei minha dica, APROVEITE-A! Ela é unica ai em Portugal. Tudo gira em torno da Gata, a mascote da UMinho, e o Enterro da Gata (a formatura) que você infelizmente não vai pegar (ela ocorre em Maio) é uma das maiores festas academicas da Europa! Mas aproveite a Latada e a os Caloiros ao Molho (que acontece nas pscinas públicas da Estrada - perto de STecla) que acontecem por esses dias ai =D Ah! E se curte música popular, não perca as apresentações das TUNAS!!! Vai ter o Trovas ai no próximo mes, não perca =D E é de grátis ;D

    ResponderExcluir