quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dublin, Edimburgo, Belgica, Barcelona: um resumao

Eu cheguei do primeiro roteiro no sabado a noite, viajei novamente na segunda a tarde. Quando eu programei esse roteiro, com certeza eu tava achando que cachaca era agua. Certeza. Passei o domingo arrumando as malas de volta pro Brasil (mas eu continuo so voltando dia 07 de marco! foi so pra poder dar check out na residencia..), a segunda pela manha tambem, e a tarde resolvendo a burocracia, pegando o comboio pro Porto, o metro pro aeroporto, o aviao pra Barcelona. Morta de cansada, eh verdade (perdao pela ausencia de acentos, aparentemente o teclado espanhol tambem eh muitxo doidxo), mas nada que duas noites de sono bem dormidas nao tenham resolvido. Agora tou aqui, no hostel, esperando mamae chegar. Passamos o dia aqui e amanha, cedinho, vamos pra Veneza. De la, pra Paris, dia 5, onde ficamos ate o dia 11. Mamae volta pro Brasil, eu dou uma passadinha em Milao e dia 12 volto para Braga. E depois... depois eh outra historia.
Do que ja passou:
1. Londres eh linda. Linda, linda, linda. Eu sei que ja disse isso, mas eh so pra relembrar. Eh linda.
2. Em Dublin, fomos muito bem recebidos por um casal de amigos, Alessandra e Raphael. Como estavamos bem cansadas, fomos meio mortas nessa viagem.. mas, ainda assim, acredito que tenha dado pra ter uma boa ideia da cidade. Desconhecia o fato de que era necessario passar pela imigracao, para entrarmos na Irlanda. Mas - dessa vez - foi tudo tranquilo. Digo dessa vez porque na imigracao da Inglaterra pegamos uma mulher de mau humor, chata, irritante e irritada. Tambem deu tudo certo, mas eu admito que antes de dar certo eu me tremi do dedinho do pe ao fiozinho de cabelo. Em Dublin, nenhuma pergunta alem do normal (de onde viemos, para onde vamos), era um rapaz simpatico, tudo bem, podem passar. Dublin deve ser mais interessante no verao - assim como toda a Europa - com todas suas paisagens rurais e tudo mais, tudo aquilo que a gente ve nos filmes. Mas, ainda assim, foi bom. A desculpa? Eh bom conhecer no inverno, porque da o gostinho, a vontade de voltar no verao pra ver como fica. Visitamos a Grafton Street e descobrimos que ja ha dois anos Bono faz um show ali, no fim do ano. Eu nao conheco muito as musicas do U2, mas uma delas eu acho sensacional, pela historia e pela letra. All that you cant leave behind.  - (and love is not the easy thing, is the only baggage that you can bring, is all that you cant leave behind) - Fomos a fabrica da Guiness, pagamos 11 euros pela entrada (com cartao jovem). Vale a pena. O livro de recordes Guiness tem a ver com a cerveja. Nao exatamente com a cerveja, mas com um dos antigos diretores da empresa. Foi ele que comecou essa historia de recordes, livro e tudo mais. E o gostinho aparentemente de cafe na cerveja nao eh cafe.  (e essa cerveja tambem fede e tambem eh horrivel, mas ta, gosto eh gosto).
2. Edimburgo. A cidade eh calma, tranquilinha. Tranquilissima. Ficamos num hostel... hm... exotico, eu diria. Com uma decoracao... diferente, digamos. Cheia de esqueletos e morcegosz desenhados e bonecas com caras assassinas no quarto. Provavelmente pela ligacao de Edimburgo com os fantasmas, e tudo mais. Acho que eles queriam fazer com que os hospedes realmente sentissem que estavam em Edimburgo. Aquela coisa de ser introduzido na cultura e tudo mais. Nao precisavam exagerar taanto, mas ta. Visitamos os castelos, os dois, mas so conseguimos entrar em um. No que a rainha fica quando vai para Edimburgo, nao entramos. No antigo, o Castelo de Edimburgo, onde ha a historia antiga da cidade, da uniao com a Inglaterra, a coroa utilizada pelos antigos reis e tudo mais, nos fomos. E valeu a pena, vale a pena. Fomos ao museu da Infancia, onde ha brinquedos de todas as epocas, de um tempao atras. E essa historia de ursinho de pelucia + crianca comecou a pouca mais de 100 anos. E tem a ve com um ex presidente dos EUA, o Theodore Roosevelt, que se recusou a matar um urso ja ferido, durante uma de suas cacadas. Dai que os jornais (ai esses jornalistas! ai, e me de os parabens, dia 29 foi dia dos jornalistas!) publicaram caricaturas desse episodio, e dai comecaram tambem a ser fabricados os ursinhos de pelucia, os ursinhos ted, ted, theoodore... Conhecemos alguns franceses no hostel, que chegaram na nossa ultima noite por la. Assim que eles entraram no quarto, foi o exato momento em que eu tava treinando o frances com Ingrid, pra quando eu tivesse na Belgica. Eu tava so tentando lembrar de algumas freases importantes. So. Por poucos minutos. Exatamente quando eles entraram no quarto. E acharam que eu sabia falar frances. Droga. Mas logo logo tudo foi explicado (eh obvio que eu nao conseguiria ter longas conversas em frances..) e o ingles facilitou tudo. Pela primeira vez, vi europeus conhecendo a Europa. Parece estranho, eu sei - e tambem acho - mas nos hostels nunca ha europeus.  Ja esses franceses estavam em Edimburgo, iam ainda para Polandia, Holanda, e outros lugares.
3. Belgica. Ai que comecou minha viagem sozinha. Ingrid voltou pra Portugal, eu continuei. Nao gostei de Bruxelas. Achei a cidade sem graca e nem o verao seria capaz de faze-la ficar legal. Vi o Parlamento Europeu, a Comissao Europeia, e uma ironia. Sao milhares de predios, enormes e modernos. E em frente, perto da estacao de metro, um mendigo. E dentro da estacao de metro, outro mendigo. E por entre as ruas dos predios, mais mendigos. Ta. Nao posso falar muito, que nao conheco a politica belga e tudo mais. Mas ainda assim, ironico. E dentro da estacao do metro, presenciei, pela primeira vez aqui na Europa, um assalto. Tinha um senhor, velhinho ja, tirando dinheiro, quando de repente dois homens se enfiaram na sua frente e continuaram a transacao que ele estava fazendo. Retiraram o dinheiro, fizeram baderna... e o senhor la, foi embora pegar seu metro, desiludido. Deu pena, principalmente porque ele ja era um senhor de idade. E medo, claro. Pior que eu nao conseguia achar a saida do metro, fiquei escondidinha, escondidinha...por isso acabei vendo a cena inteira. Depois eles foram embora, felizes da vida.
Fora o Parlamento e a Comissao, vi o menininho fazendo xixi, o simbolo da cidade, o atomo gigante (que nao eh interessante), um Centro de Convencoes, que fica bem pertinho do atomo, lindo de morrer, e tentei ver a Mini Europa, mas ela ta fechada. Ate marco, fechada. Comi o famoso chocolate belga e o waffle, tambem de chocolate. Hahaha! Do chocolate, nao gostei. Era bem amargo e eu sou que nem pirralho, so gosto de coisa bem doce. Mas o waffle, vale mesmo a pena comer. Vale muito a pena comer. Eh muito, muito, muito, muito gostoso. Muito.
- Da Belgica, peguei o trem (que custou 12,90 €) e fui pra Bruges, uma cidadezinha que fica pelas redondezas. Uma cidadezinha linda, encantadora. Linda, linda, linda, linda de morrer. Coisinha de boneca mesmo. Sabe aqueles desenhos animados, de historia de princesa, boneca e ursinho? Foram inspirados em Bruges, com certeza. A cidade eh encantadora e eu quero que minha lua de mel seja la. Dos pontos turisticos, o que tem pra conhecer de mais interessante eh a Madonna, de Michelangelo que fica em uma das inumeras igrejas por la. Fora isso, o bom eh sair andando pela cidade, apreciando cada vista, o tempo inteiro. E ah! As batatas fritas, apesar de  em ingles serem chamadas de french fries, foram, na verdade, criadas por la. E eu provei e elas sao bem gostosas.
No outro dia, peguei o trem de volta para bruxelas, de bruxelas, o onibus para o aeroporto, do aeroporto, o voo para o Porto, do Porto, o metro para estacao de comboio, da estacao, o comboio para Braga, da estacao de comboio de Braga, o taxi para residencia. Quase que um dia destinado a testar os meios de transporte existentes. Gosto mais de trem, diga-se de passagem.
Cheguei em Braga perto das 11 hrs, e o que aconteceu depois disso, ja disse la em cima. Na segunda-feira, peguei o voo para Barcelona, as 7 da noite. E eu contaria o que aconteceu ontem, se eu nao tivesse quase enlouquecendo porque mamae nao chegou. Ja sao duas horas da tarde e o voo dela tava previsto para chegar as 11 e um pouquinho. Ate agora, nada de noticia. Ou ela ta perdida ou o voo atrasou. Uma ou outra, eu vou enlouquecer se eu nao souber o que ta acontecendo em menos de poucos minutos. Enlouquecer, aqui, nao eh uma ideia. Nunca foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário