sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições brasileiras


Hoje o professor perguntou nos perguntou em quem nós, brasileiros, iríamos votar pra deputado federal. "Não vão votar em Tiririca? hahahah"
Essa semana, na hora do almoço, enquanto tava esperando o prato ficar pronto, dei uma olhadinha na TV e tava passando o jornal. De repente, vi a chamada do Brasil. Como manchete, "Candidatos a deputados federais têm campanhas bizarras". No vídeo apareciam campanhas políticas de alguns candidatos a deputados federais... Tiririca, Mulher Pera, Mulher Melancia. No final, o apresentador do jornal ainda fez qualquer comentariozinho engraçado (eu ainda não consigo td que os portugueses falam - tem uns que pelamordedeus! parece que vão pegar o trem pra tirar a mae do tronco e ainda tão com uma batata enfiada na boca) e deu várias risadinhas... e eu nao o condeno. Essas campanhas são mesmo ridículas, o que pode ser entendido, por alguns, como engraçadas. Pra nós, que somos brasileiros, é motivo de vergonha. Pra nós, brasileiros que estão em outro país e vemos nosso Brasil sendo ridicularizado assim, na cara de pau, é motivo de vergonha dupla.
Eu nunca fui muito ligada em política, isso é verdade. Não gosto, nao tenho nada contra quem gosta mas nao espere que eu me interesse muito pelo assunto. Mas tem certas coisas que não dão pra passar despercebidas. E por mais que você que tá lendo também nao goste, eu acho que o mínimo que poderíamos fazer era tentar ao máximo nos informar sobre os candidatos às eleições. E pensar no bem da maioria. Da maioria, viu? Tem gente na minha família mesmo que até hoje vota em  Fulano de Tal porque há uns 100 anos atrás ele lhe fez um favor. Primeiro que muito mais válido é conseguir algo por esforço próprio, ainda que aos trancos e barrancos, que através dos favores de seu Ciclano ou seu Beltrano. Segundo que - tá certo, tá certo, eu sei que a vida não é fácil, que eu ainda sou tão novinha e não entendo as necessidades da vida - mesmo se alguém tiver sido alvo de um favor desse tipo, não é por isso que deve passar o resto da vida votando em seu ninguém. Na verdade, na verdade, não precisa votar nenhuma vezinha se quer. Geralmente esses ditos "favores" não são nada além do que o Estado tem a obrigaçao de prover a  todos os cidadãos. Se as coisas não andam bem, onde é que tá o problema? Quem é que toma as decisões? Quem é que vai decidir, nos próximos quatro anos, se essa ou aquela lei vai ser aprovavada, se o salário mínimo vai diminuir ou aumentar, quem é que vai controlar a inflação, quem é que vai decidir nossa vida por a gente?
Em terceiro lugar, o voto é secreto.
O Brasil é muito bem conceituado em vários países por conta das nossas famosas urnas eletrônicas, que fazem com que os resultados das eleições sejam divulgados em tempos recordes. Seria uma boa nós deixarmos de ser conhecidos pelas nossas desagradáveis propagandas eleitorais e pelos nossos escândalos políticos também, não seria?
Eu não vou poder votar. Tinha que ter feito um cadastro até o mês de maio, pra poder ter direito ao voto em trânsito. Em maio eu nao sabia nem que estaria  viajando essa época. Eu não entendo de política. Talvez, se eu fosse votar, mesmo que eu tentasse me informar ao máximo, acabasse elegendo alguém que fizesse um trabalho péssimo. Eu sei, eu sei... é preciso mais do que acompanhar o horario eleitoral gratuito pra gente poder exercer mesmo nossa cidadania. É, talvez eu errasse. Mas eu iria tentar votar conscientemente.
É uma boa idéia todo mundo tentar votar assim também, né? Nossa parte a gente tenta fazer. A deles, dos políticos... a gente acompanha nos próximos quatro anos - e torce pra que os canais de televisão portuguesas esqueçam desse nosso "pequeno" "deslize".

Um comentário:

  1. A verdade é que quando estamos fora do Brasil o nosso patriotismo duplica e, para aqueles que não o tinham, acaba criando o tal do patriotismo. Enquanto estive em PT tudo que era referente ao Brasil eu sempre olhava com um ar de "nossa, cara, meu país!!" e muitas vezes tinha tbm o lado de vergonha, mas, de boa, de PT a gent não tá muito atras não, rss.

    Aproveite =D

    ResponderExcluir