sábado, 13 de novembro de 2010

"Andiemos!" (Roma - 3ª parte)

Era tanta coisa pra se ver - e ao mesmo tempo nada, só ruínas -  que ficamos perdidas. Fomos em frente, encontramos uma fila enorme. A chuva, cada vez mais forte. Eu tinha deixado meu guarda-chuva no hostel, tava dividindo com Ingrid o dela. Perguntei ao rapaz quanto era, 2,50€. Caro. No China, aqui em Braga, é mais barato. Quero não, obrigada.

Tá ficando tarde e a gente ainda tem muita coisa pra ver, melhor fazer assim: uma fica na fila, enquanto as outras duas vão tentar descobrir pra que é essa fila. Tá certo, eu fico na fila, sou a mais desorientada mesmo, melhor eu ficar quietinha, na minha. E tou com fome, aproveito pra pegar um dos sanduíches que a gente tinha levado, comi.

As meninas voltaram, sem muitas novidades. Aquela fila era pra entrar nos Fóruns Romanos, tem um homem ali, um guia, que tá oferecendo um pacote por 25 euros. O coliseu, os Fóruns Romanos, o Capitólio... ele de guia, em inglês. Será que vale à pena? Deve valer, dizem que é tudo tão caro. Pergunta ao homem que tá aí atrás, ele é americano, olha a bandeira no boné dele.. dos Estados Unidos. Tenta. "Hi, do you know how much is it?" Nada feito. Ele não sabe. Mas ele é simpático. Oferece biscoito a ele.

Chegamos ao caixa, 12 euros. 12 euros pra entrar no Coliseu, nos Fóruns Romanos e no Palatino. Ótimo. Imagine se a gente tivesse caído na conversa do guia? Ainda bem que não.

A chuva tinha piorado. Piorado bastante. Muito, muito mesmo. Assim... dá pra dizer que o céu tava desabando. Besteira, bora. Só que não tem condições da gente ficar dividindo o guarda-chuva mais, pera. Deixa eu comprar um pra mim. Eu sei que em Braga guarda-chuva não dura muito mesmo, jaja acontece alguma coisa com o que eu tenho lá, aí eu deixo um de reserva, por enquanto. Moço, quanto tá? 5 euros? Mas lá fora tava 2,50! Não, 4 não, muito caro ainda. 3? Tá bom, 3,5. Droga.

Caminhamos, caminhamos, caminhamos. Só ruína. Não tou dizendo que era ruína, do jeito ruim. Vocês já assistiram "Comer, rezar e amar"? Eu assisti ontem, aqui. Ela, Liz (Julia Roberts), resolve fazer uma viagem, de um ano, pra se encontrar, encontrar Deus. Primeira parada, Itália. Lembro de uma parte em que, ao visitar algumas ruínas, ela se dá conta de como as ruínas são, na verdade, cheias de significados. Que são as ruínas que fazem o novo surgir, que depois dos maiores atuais pontos turísticos  de Roma terem se transformado em ruínas, no centro da cidade, foi que toda uma nova vida foi surgindo ao seu redor. E até mesmo as próprias ruínas vão se modificando, se transformando em algo novo.



Tá bom, voltando a viagem. Ruínas, ruínas, ruínas. Ruínas lindas, até. Se é lindo agora, imagina quando tudo era bem ajeitadinho... Ai, devia ser um sonho. O Fórum Romano ficava entre o Palatino e o Capitólio e era uma espécie de ágora grega. Lembra da ágora grega? Onde os cidadãos se encontravam, onde se realizavam as feiras, blablabla. Também no Fórum Romano se realizavam cerimônias religiosas. Imagina um casamento, ali. Antigamente, tou dizendo. Não nas ruínas, claro. Se bem que se fosse num dia de sol...





Já era três horas da tarde, quase quatro. Tá bom, é melhor a gente ir embora. Tem muita coisa ainda pra conhecer. Bora pra onde? Pro Coliseu. Bora. Como a entrada que nós havíamos comprado dava direito a entrar nos três (Coliseu, Palatino e Coliseu), não precisamos enfrentar outra fila. Chegamos, entramos.

O Coliseu é, como eu disse, fruto da minha imaginação. Aliás... vocês entenderam. É lindo. E eu não tou sendo redundante, dizendo sempre que tudo é lindo em Roma. Tou sendo realista. É lindo. Lá, encontramos uma brasileira. Ela tava tirando foto dela mesma, eu sei como isso é horrível. Meu braço é pequeno demais, sempre que eu tento fazer isso, na foto fica parecendo que eu tava tentando mostrar os detalhes dos meus cílios, uma tristeza. Perguntei se ela queria que eu tirasse uma foto... em inglês, claro. Na dúvida, você usa inglês que sempre dá certo. Ela respondeu em inglês, eu tirei a foto, tudo certo. Daí eu, Ingrid e Aline começamos a conversar... e ela de repente se aproximou novamente e perguntou se nós éramos brasileiras. Ela também é, tava estudando em Veneza, ai que bom, como é bom quando a gente encontra algum brasileiro! É, eu tenho que concordar, é ótimo.



Saímos do Coliseu, encontramos uns meninos... divertidos. Eles nos abordaram, "Where are you from?" "Brazil!" "Ohh, Brazil! Rio de Janeiro!" "Sao Paulo!" "Amazonas, Mácapa!!" (isso, com a sílaba tônica no Má!) "Ohhhh, Brazil!!" Blablabla. Eles praticamente descreveram o mapa do Brasil pra gente, depois saíram. Não deu pra aguentar. "Máácapaaa" De vez em quando a gente encontra cada criatura engraçada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário